Nos últimos dias não andei postando porque não variei o meu trajeto de bicicleta. Fiz o clássico casa - trabalho no caminho mais rápido basicamente todos os dias.
Segue aqui uma das dicas que vou começar a postar sobre exposições e mostras que começaram agora pela cidade e que têm relação com a tão amada caótica cidade de São Paulo.
A primeira é a exposição "O tempo e as Águas - formas de representar os rios de São Paulo" que está em cartaz no Arquivo do Estado de São Paulo até março de 2014.
A exposição realizada através de uma parceria entre o grupo de estudos Hímaco -História Mapas e Computadores da EFLCH - Unifesp (Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo). Grupo que eu fiz parte em 2010 e na universidade que sou aluna do curso de História. Atualmente o grupo está voltado na pesquisa e o levantamento histórico das enchentes na cidade de São paulo entre os anos de 1870 a 1970.
"A exposição conta com 25 mapas, sendo três deles desenvolvidos por uma ferramenta de Tecnologia da Informação, como o software livre gvSIG. Esse tipo de programa permite que as informações de mapas antigos sejam sobrepostas aos mapas modernos, em diversas camadas, abrindo possibilidades inéditas de aprofundamento de pesquisa." (informações retiradas do site do AESP).
Vale muito a pena conferir p/ poder entender como a cidade tratou seus rios, e como foi realizado o planejamento urbano com base nos seus rios = canalizando-os.
Informações: Arquivo Público do Estado de São Paulo.
De segunda a sábado, das 9 às 17h. Visitas de escolas podem ser agendadas pelo e-mail acaoeducativa@arquivoestado.sp.gov.br, ou pelo telefone (11) 2089-8149.R. Voluntários da Pátria, 596, do lado do metrô Tietê.

Ressaltando: no Arquivo do Estado é possível realizar oficinas com a criançada e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio.
Mas pesquisando pelo youtube vídeos relacionados a rios e ruas da cidade, encontrei o grupo Rios e Ruas, que realiza passeios ciclísticos pela cidade de São Paulo atrás de rios que estão nas grandes tubulações realizando oficinas relâmpagos. Como é possível conferir nesse vídeo:
Ressaltando: no Arquivo do Estado é possível realizar oficinas com a criançada e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio.
0 comentários:
Postar um comentário